top of page

Lançamento do livro Peça-Chave: experiências inéditas de jogos e dinâmicas para processos seletivos

Escrito por 10 coautores, o livro “Peça-Chave: experiências inéditas de jogos e dinâmicas para processos seletivos e capacitações de pessoas”, será lançado dia 26 de outubro, na Livraria Curitiba, no Vale Sul Shopping, em São José dos Campos.

De acordo com a Editora, Cristine Gonçalves de Souza, a Kika, o livro foi produzido para oferecer aos leitores, uma série de dinâmicas inovadoras realizadas com grupos de profissionais de vários segmentos empresariais: desde indústrias, consultorias, comércios, educação, recursos humanos, telemarketing, entre outros setores. A ideia surgiu de um bate-papo no whatsApp, entre Lia Freitas e a Editora, quando se uniram e fizeram o convite aos demais coautores.

Entre os coautores estão Tatiane de Carvalho Alves, da SUPERNOVA Coach e Desenvolvimento Humano, Lia Freitas e Ana Flávia Alves Menegussi, da Consultoria Alliança RH, Marcela Harrisberger, da Primenglish, e profissionais da área de desenvolvimento humano de grandes corporações e do ramo de educação, entre eles: Liana Vieira, Angélica Paiva, Carlos Henrique da Silva Carreira, Fernanda Debortole e Angélica Vieira.

Público de interesse

Cada dinâmica foi pensada, descrita e detalhada para fornecer aos profissionais da área de Recursos Humanos (Treinamento, Seleção, Desenvolvimento Organizacional), líderes em geral, psicólogos, profissionais da área de educação e de educação corporativa, administradores, novatos em aplicar processos seletivos ou capacitações, estagiários, enfim, para que possam estar bem preparados em descobrir o melhor de cada pessoa. “Também vai interessar a quem está na faculdade e busca mais preparo ao enfrentar o mercado de trabalho”, ressalta a editora e uma das autoras.

Dependendo da dinâmica, você vai observar as sugestões de competências para clarificar o uso da dinâmica. Há opções onde o facilitador poderá trabalhar competências de mercado, a todos os tipos de cargos, entre elas: inteligência emocional, relacionamento intra e interpessoal, trabalhar em equipe, inovação e criatividade, comunicação com seus liderados, gestores imediatos, com o cliente, como fazem para gerenciar conflitos na equipe, como ser proativo, ter iniciativa. Há dinâmicas que estimulam a competitividade, para entender como os participantes se comportam em momentos de pressão, como buscam a resiliência, como possuem energia para lidar com o momento.

O livro pode ser lido de acordo com seu interesse e aplicabilidade sobre a competência ou comportamento que deseja analisar, por exemplo, durante um processo seletivo. Também pode empregar as dinâmicas e adaptar à sua realidade ou se beneficiar das sugestões de competências trabalhadas pelos autores.

O leitor poderá verificar no currículo de cada profissional que muitos ocuparam o cargo de liderança, além de papéis estratégicos no cenário de uma corporação. Cada atividade foi executada inúmeras vezes com profissionais nas empresas e candidatos durante os processos seletivos.

Lançamento:

Dia 26 de outubro, das 19h às 21h30

Livraria Curitiba, no Vale Sul Shopping, que fica na Avenida Andrômeda, 227, Jardim Satélite, SJCampos, saída 152 da Dutra.

Informações: (12) 99121-2765 whatsApp.

Depoimentos sobre a participação como autor no livro:

“Nunca imaginei participar da elaboração de um livro, porém quando recebi o convite e compreendi o propósito, imediatamente me convenci. Dinâmicas em grupo sempre fizeram parte da minha carreira, tanto em processos seletivos quanto em treinamentos. Acredito que esses conhecimentos compartilhados agregaram muito para profissionais da área de Recursos Humanos, estudantes, profissionais que já participaram de processos seletivos e curiosos que gostam de entender como funcionam tais técnicas. Fico feliz em fazer parte desta história, onde nós, escritores e profissionais inspirados por gente, divulgam suas técnicas e boas práticas”, Carlos Henrique da Silva Carreira.

“Participar do projeto foi uma experiência sensacional! Quando criei a atividade, naquele momento, eu não havia pensado em escrever. Hoje, ao passar por esta experiência foi como reviver aquela semana, onde tantas incertezas se transformaram em uma explosão de energia. Porque foi além de atingir um objetivo corporativo. Foi permitir que aqueles funcionários tomassem consciência do alto nível de resultados que eles estavam preparados para entregar, era só acreditar. Foi mágico!”, Tatiane de Carvalho Alves.

“Fazer parte deste projeto foi simplesmente incrível! Escrever não é uma tarefa fácil e colocar no papel todas as ideias, pensamentos e reflexões também não, mas estou muito feliz por colocar em prática um dos meus sonhos. É uma sensação indescritível poder participar da escrita de um livro junto com tantos colegas talentosos!”, Fernanda Debortole.

“Participar deste projeto me trouxe a possibilidade de atuar e pensar em um contexto diferente do meu dia a dia no mundo corporativo. Tive a oportunidade de compartilhar uma pequena vivência e transformar o meu trabalho em algo que agrega conhecimento e aprendizado para outras pessoas. Poder construir e desenvolver de uma forma diferente, através da escrita de um livro, me encantou!”, Angélica Paiva.

“Foi gratificante ter a oportunidade de compartilhar de um tema tão desafiador como o desenvolvimento de equipes e, além disso, participar de uma experiência mobilizadora de potenciais, conhecimentos diversificados e relações”, Liana Vieira.

“Participar deste projeto foi um prazer imenso, uma experiência única de aprendizagem, estudo e disponibilidade em escrever o primeiro livro. Foi uma oportunidade também de transmitir o meu conhecimento diário através da escrita e multiplicar para várias pessoas que terão a oportunidade de ler”, Angélica Vieira.

“Dar início a um projeto é sempre desafiador, e foi quando pensei: vou escrever um livro sobre dinâmicas de grupo. Queria fazer algo diferente do que existe no mercado, então tive a ideia de convidar um grupo de pessoas que tem muita competência em avaliação de desenvolvimento humano, para que eu conseguisse atingir o resultado do livro pronto! Eis que as “peças-chaves” foram sendo encontradas uma a uma e, então, o grupo estava formado e as construções sendo realizadas. A experiência foi espetacular, pois tive que desenvolver meu lado mais analítico, me debrucei e me dediquei horas das minhas noites e finais de semana. Para mim, estruturar a dinâmica para observar as competências, ministrar, realizar, concluir com o resultado esperado, enfim, esses momentos fazem parte de meu conhecimento tácito, mas escrever com detalhes foi a minha maior aprendizagem”, Lia Freitas.

“Participar deste projeto foi muito enriquecedor para mim. Conheci profissionais extremamente competentes e me desafiei a escrever de forma diferente, longe do perfil acadêmico ao qual estou acostumada. Desenvolvi competências interpessoais e aumentei meu círculo de contatos. Foi uma excelente oportunidade para desenvolvimento pessoal e profissional!”, Marcela Harrisberger.

“Foi um desafio! É interessante relatar atividades que fazem parte do nosso dia a dia de forma prática, assertiva, mas, ao mesmo tempo, didática”, Ana Flávia Alves Menegussi.

RECENT POSTS
SEARCH BY TAGS
ARCHIVE
bottom of page