top of page

Edmour Saiani no RenovACI em SJCampos

O escritor e palestrante Edmour Saiani, fundador do Ponto de Referência, esteve recentemente em São José dos Campos, para ministrar a palestra “Como atrair o cliente para o seu negócio”, promovida pelo Movimento RenovACI.

Com o auditório lotado de empresários da região, Saiani trouxe várias orientações para que os empresários possam atrair e fidelizar clientes e, num determinado momento da palestra, falou o quanto também é preciso cuidar e dar a devida atenção para quem está na ponta, ou seja, do colaborador, representante da empresa ou do varejo.

Entre os diversos exemplos curiosos, Saiani contou sobre sua ida a um hotel e que, em determinado momento, um profissional comentou se gostaria que passasse suas camisas, enfim, só foi descobrir depois que quem passava as camisas e de graça era o vigilante, que gostava de passar as roupas. Ele salientou que, neste exemplo, precisamos aproveitar ao máximo o talento e interesse dos colaboradores.

Falou sobre a importância em se ter um ambiente atrativo tanto na loja quanto no virtual. Do quanto precisamos dar importância as gerações e, em particular, geração millennials, X, Y e Z. “Cada vez mais os clientes querem as coisas do seu jeito. Cada cliente quer ser atendido do jeito que ele gosta”, sinalizou.

Um pouco antes da palestra, Saiani concedeu breve entrevista ao blog rodadakika.com.br. Acompanhe:

Kika- Como atrair clientes para o seu negócio?

Saiani- Primeiro, contando histórias interessantes para eles. A história que você conta no seu negócio pode ser frouxa ou roxa, está certo. Tem cara que vende com loja organizada e, hoje em dia, é pouco. Não basta ser competente. É preciso também ser diferente. Para atrair gente para o seu negócio é preciso olhar a cara da loja, não tem jeito. Pode até ter internet, mas investir num ponto de atração para a loja é essencial. Quando o cliente entra, ele tem que encontrar todos os vendedores muito bons e na hora que o cara for contar sobre o produto, ele tem que ter uma história bacana sobre o produto. Pega a Imaginarium. Ela muda a cada mês, a loja sempre tem produtos diferentes. Talvez a loja não tenha o melhor atendimento, que eu mais gosto como a Multicoisas, que tem produtos onde o vendedor explica todos os detalhes para o cliente quando vai até a loja.

Kika- Como o líder pode usar as técnicas de vendas para “fidelizar” seus liderados?

Saiani- Ninguém hoje compra técnica de vendas... Sua mãe falou para você, desde pequena: não compra e não aceita balinha de estranho... E a gente tenta vender alguma coisa, mas já se aprende desde pequeno para não falar com o estranho. Então, a primeira coisa a fazer é ganhar a confiança do cliente. Você tem que ter uma empresa, que no banheiro do shopping, quando um colega encontra o outro, pergunta: Trabalhar na sua empresa é o máximo? Isso se chama cultura de atendimento, está certo. Então, quando você tem cultura de atendimento, garanta que cada líder a pratique. Esse líder é um cara justo e muito exigente, e ele nunca deixa pessoas onde ela está e sempre reconhece quando elas fazem a diferença. Como minha mãe e meu pai. Meu pai sempre foi muito justo e minha mãe muito exigente. A dobradinha para mim foi espetacular na vida, porque eu sou um cara que, quando me fazem bem, eu adoro, eu elogio, e sempre volto depois e comento, será que nisso você poderia melhorar... Como líder, você nunca pode deixar o vendedor parar, se não ele desmotiva e vai embora.

Kika- De que maneira podemos inspirar clientes em blogs e sites?

Saiani- Inspirar ele a ficar. Ins-pirar, porque tem que pirar o cara! Você já viu o Whindersson (humorista piauiense de 21 anos — hoje o maior fenômeno individual brasileiro do YouTube, com 10 milhões de seguidores)... Ele ganha mais gente curtindo ele do que o Porta dos Fundos... Porta dos fundos era bacana, deixou de ficar... E como é que você mantém a atração? É muito difícil, porque você tem que manter o nível de atratividade. Às vezes, você pode prometer algo diferente, mas no mínimo, você tem que entregar algo que prometeu.

Reencontro com a querida Patrícia, da Palácio Seguros

Com Janaína Dias, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora, e uma das responsáveis pelo Movimento RenovACI.

RECENT POSTS
SEARCH BY TAGS
ARCHIVE
bottom of page