top of page

Você já reconheceu seu liderado hoje?


Existe diferença entre reconhecimento e recompensa.

Responda rápido: na sua opinião, você reconhece ou recompensa seus colaboradores?

O que será que a equipe espera todos os dias após fazer seu respectivo trabalho ordinário (é o trabalho do dia a dia, o que já faz bem todos os dias, nada mais do que isso)? Claro, pensando assim, não precisaria reconhecer, certo? Errado. O colaborador precisa ser reconhecido pelo ordinário e, principalmente, pelo extraordinário (o que faz além do que é esperado, o algo a mais, o que inovou).

Há 3 anos, eu fiz um vídeo para uma Capacitação sobre Reconhecimento x Recompensa, com um diretor de uma empresa e a pergunta foi: dá para reconhecer 100% dos colaboradores? E ele disse que sim, que reconhecimento, a gente pode fazer no dia a dia, sem custo, mas a recompensa (o algo em troca), nem sempre.

E como reconhecer? Devemos celebrar mais as conquistas e também reconhecer as pequenas atitudes do dia a dia. Exemplo: Nossa! Bacana seu trabalho hoje, hein! Rendeu esse relatório; Parabéns! Puxa, legal esse novo processo que você implantou! Turma, a XXXX conseguiu otimizar uma demanda que chegará 3 dias antes para nosso diretor, olha que bacana! Meninas, vocês estão de parabéns pelo dobro de atendimentos feito hoje! Turma, trago aqui o elogio pelo delicioso almoço que vocês fizeram para nossos colaboradores! Parabéns! Que show você ter conseguido resolver aquele conflito com o médico!

Enfim, exemplos há de monte. A prática, pois é, há pouca.

Já ouvi muitos líderes comentarem que a rotina os consome, que entram no automático e que por isso não reconhecem o trabalho dos colaboradores. Também já conversei com líderes que me disseram: eu trabalho aqui há 15 anos, e nunca tive um reconhecimento do meu gestor. Talvez por isso acabo também não reconhecendo. Triste realidade do mundo corporativo... Há diretores, gerentes gerais, enfim, que pouco se importam em reconhecer seus gerentes, coordenadores, encarregados, supervisores.

Há líderes que acham que reconhecimento se deve somente por meio de recompensas, ou seja, algo em troca (salário mais alto, premiação, relógio dos 5 anos). Ok, faz parte, mas o que alimenta um bom relacionamento entre líder e liderado no cotidiano é reconhecer.

O que seu liderado espera de você, líder, é o reconhecimento pelo trabalho feito todos os dias. Pode ser por meio de um elogio, mensagem, cuidado, de celebrar as atitudes do trabalho bem feito, seja o ordinário ou o extraordinário.

DESAFIO:

Pense nisso e pratique. A partir de agora, pense em alguém que você irá elogiar, reconhecer e faça já! Depois me conte como foi a sua AÇÃO e a REAÇÃO do seu liderado.

Forte abraço!

 

RECENT POSTS
SEARCH BY TAGS
ARCHIVE
bottom of page